Barco dá volta ao mundo utilizando energia solar

Depois do desenvolvimento de protótipos de carros e até aviões movidos a energia solar, coube ao setor náutico desenvolver o seu projeto de barco movido a esse tipo de energia renovável. Após mais de sete messes navegando, o MS TÛRANOR PlanetSolar completou metade do seu desafio de dar à volta ao mundo usando apenas energia solar.

Construído na Alemanha, o barco possui quatro motores movidos a energia solar, captada por 825 módulos fotovoltaicos localizados na superfície da embarcação. Esses módulos ocupam 537 m2 da parte superior do barco, que possui quinze metros de largura e trinta e um de comprimento. Apesar das dimensões e do número de motores, o navio é silencioso e possui uma autonomia de três dias sem captação de luz solar.

Os principais objetivos do projeto são mostrar que as novas tecnologias de eficiência energética são confiáveis, e estimular o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas de energia renovável. A viagem de volta ao mundo, que totalizará cinquenta mil quilômetros, chegou a sua metade no dia doze de Maio, quando o barco chegou a Nova Caledônia, na Oceania.

O desenvolvimento de veículos que não utilizam combustíveis fósseis é de grande importância para o meio ambiente, ainda mais se levarmos em conta a importância que o setor de transportes tem nas emissões de gases do efeito estufa. Agora é esperar que esses exemplos sejam seguidos, e que em breve os protótipos possam ser comercialmente usados.

Fonte:

PlanetSolar – http://www.planetsolar.org/en/vision.html